Aprovação de Contas 2024: Prazos e Procedimentos para Sociedades Limitadas e por Ações


Autor: Equipe Societária do De Vivo, Castro, Cunha e Whitaker Advogados / Data: 3 de abril de 2025
Todo ano as Sociedades Limitadas e por Ações devem ter as contas de seus administradores submetidas aos seus sócios/acionistas para aprovação.

Considerando que (i) o exercício social das sociedades, geralmente, encerra-se no último dia de cada ano e (ii) por força de lei, as sociedades devem ter suas contas aprovadas em até 4 meses, contados do término de seus exercícios sociais, o mês de abril é, tipicamente, um mês de muita movimentação para os administradores e sócios/acionistas, eis que as contas devem ser aprovadas até o dia 30 de abril de cada ano.


Qual a importância da aprovação de conta dos administradores das Sociedades Limitadas e por Ações?


Essa aprovação anual é crucial para que haja transparência entre os administradores e sócios/acionistas das sociedades, em especial, porque a não aprovação das contas pode causar dificuldades operacionais, restrições na obtenção de crédito, atrapalhar atração de investidores e gerar impedimento para participação em licitações públicas.

Além disso, sob a ótica dos administradores, enquanto as contas da sociedade são aprovadas, eles respondem pessoalmente pelos atos realizados pela sociedade.


Regras Específicas


• Sociedades Limitadas:


• A aprovação ocorre em reunião ou assembleia de sócios, dependendo do número de sócios.


• A pauta deve incluir:


• Aprovação das contas dos administradores e das demonstrações financeiras.


• Sociedades Limitadas:


• A aprovação ocorre em Assembleia Geral Ordinária.


• A pauta deve incluir:


• Aprovação das contas dos administradores e das demonstrações financeiras.


• Decisão sobre a destinação do lucro e distribuição de dividendos, quando aplicável.


Vale notar que as Sociedades por Ações devem sempre publicar suas contas com, pelo menos, 5 dias de antecedência à Assembleia Geral Ordinária e que, dependendo de sua receita, a publicação pode ter que cumprir procedimentos específicos.

Em caso de dúvidas, nossa equipe pode lhe assessorar no processo de elaboração dos atos societários e ainda auxiliar na publicação e realização dos registros legais.

Relacionados

  • ITBI: Eterna insegurança jurídica

    22 de outubro de 2025

    Autor: Gabriel da Costa Manita

    STF reafirma a imunidade do ITBI na integralização de capital social com imóveis, mas ressalvas sobre fraude e inatividade geram insegurança jurídica ao contribuinte. O art. 156, §2º, inciso I da Constituição Federal, estabeleceu a imunidade do IT...

    Ler artigo
  • Da Constitucionalidade do Art. 82, § 3º, do CPC e a dispensa do pagamento antecipado de custas em execução de honorários

    13 de outubro de 2025

    Autor: Andressa Leonardo Fujimoto

    A Lei nº 15.109/25 alterou o Código de Processo Civil (CPC) para dispensar os advogados do pagamento antecipado das custas processuais em ações de cobrança e em execuções de honorários advocatícios, determinando que as respectivas custas fiquem, ao f...

    Ler artigo
  • Concessionárias de Energia Elétrica

    2 de outubro de 2025

    Autor: André José Figueredo e Daniel Beneti Baldini

    A encruzilhada do fornecimento em loteamento irregular

    A questão do fornecimento de energia elétrica em loteamentos irregulares tem sido um tema polêmico e frequente no Poder Judiciário brasileiro, colocando as concessionárias de energia di...

    Ler artigo